24.4.07

25 de Abril


Vários eventos assinalam o 25 de Abril por todo o país. Debates, feiras de artes e ofícios e homenagens a figuras da área da cultura assinalam quarta-feira, em vários pontos do país, as comemorações do 25 de Abril, algumas delas prolongando-se até Maio.

Em Almada, o programa de festejos começa com «Segue-me à Capela», no Fórum Municipal Romeu Correia, e no dia 28 com uma homenagem a José Afonso na Sociedade Recreativa Musical Trafariense em que participam Filipa Pais, o pianista Luís Machado e o Coro Polifónico de Almada.
Em Sintra, dia 25, a Câmara Municipal atribui Medalhas de Mérito Municipal a um conjunto de munícipes, entre os quais o actor Joaquim de Almeida, cuja carreira se destacou internacionalmente pelo trabalho realizado em estúdios cinematográficos de Hollywood.
A cerimónia decorrerá pelas 15:00, no Centro Cultural Olga Cadaval, onde Joaquim de Almeida receberá a Medalha Grau Ouro do município.
No Parque Delfim Guimarães, na Amadora, decorre esta semana a 7.ª Feira de Artes e Ofícios promovida pelo Centro Cultural Roque Gameiro para assinalar a efeméride.
Cerca de 30 expositores mostram artes decorativas, artesanato e gastronomia regional de norte a sul do país, num certame que estará aberto até 29 de Abril, diariamente, entre as 11:00 e as 20:00.
Quinta-feira, a Livraria Almedina Estádio, em Coimbra, pelas 21:00, convida a investigadora do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, Manuela Cruzeiro, e o professor de História Augusto José Monteiro, para um debate sobre a melhor forma de recordar os marcos históricos portugueses.
Os convidados vão reflectir sobre as formas de transmissão da memória colectiva aos mais novos e o lugar que ocupam os valores defendidos pela Revolução dos Cravos.
Dia 02 de Maio, a livraria promove um outro encontro, à mesma hora, sobre a literatura e as artes plásticas, com a presença das professoras Isabel Nogueira e Ana Paula Arnaut, docentes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
O debate será em torno da importância da escrita literária e do trabalho artístico que retrataram o acontecimento histórico que abriu as portas da democracia em Portugal, há 33 anos.


Fonte: Diário Digital

Sem comentários: